sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Movimento feminista impulsionou a moda durante a Primeira Guerra

 image
O movimento feminista durante a Primeira Guerra, no início do século 20, foi decisivo na mudança da moda da época. A entrada das mulheres no mercado de trabalho, com a ida dos homens para os campos de batalha, foi determinante na mudança do figurino feminino que de frágil passou a ser considerado mais "independente".
“As mulheres adotaram cabelos curtos, saias longas e roupas que não valorizavam o corpo. O objetivo era mostrar um visual sério, que fosse na contramão da imagem de sensível e frágil muito presente no século passado", afirmou Miti Shitara, professora de história da moda das Faculdades Santa Marcelina e FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).
De acordo com Shitara, a personagem clássica do filme "E o Vento Levou", Scarlet O'Hara (Vivien Leigh), retratava bem o figurino da época, com a utilização de saias longas. "Apesar de ser um filme dos anos 30, as mulheres no início do século já usavam o mesmo modelo. Não era comum usar calça e o mercado de trabalho exigia uma simplificação do visual", disse.

"As mulheres passaram a usar maquiagem e o cinema se encarregou de trazer novos costumes, como o de passar batom em público e fumar. As mulheres negavam o próprio corpo e não queriam mostrar o seio, nem o quadril", afirma a professora que ressalta a importância na Argentina na moda pós-guerra com a utilização de peles de animais nas roupas e na divulgação do tango.

GISELLI SOUZA
colaboração para a Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário